Exercícios físicos aquáticos e equilíbrio em idosos: uma revisão sistemática

Autores

  • Sabrine Nayara Costa Educação Física, Atividade Física e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná.
  • Adriano Zanardi da Silva Atividade Física e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR.
  • Ana Cláudia Kapp Titski Educação Física, Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Paraná e pesquisadora do Núcleo de Qualidade de Vida.
  • Vera Lúcia Israel Departamento de Fisioterapia (DPRF), Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p27-42

Palavras-chave:

Envelhecimento, Equilíbrio Postural, Hidroterapia.

Resumo

O objetivo foi verificar os efeitos de exercícios aquáticos no equilíbrio de idosos. Os artigos foram identificados por busca sistemática no Pubmed, SciELO e Lilacs, descritores “elderly”, “exercise” e “water”; “elderly”, “water” e “balance”; “elderly”, “water” e “gait”; “elderly”, “water” e “balance”. A fase inicial totalizou 545 artigos e, afinal, ficaram 9 artigos para análise na revisão sistemática. Conclui-se que o exercício aquático é capaz de promover melhoras e manutenção no equilíbrio de idosos.

 

Biografia do Autor

Sabrine Nayara Costa, Educação Física, Atividade Física e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná.

Graduada em Licenciatura em Educação Física, Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Atividade Física e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Atividade Física e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná. Experiência na área de Educação Física com ênfase em envelhecimento e prescrição de exercícios para a terceira idade.

Adriano Zanardi da Silva, Atividade Física e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR.

Doutorando em Atividade Física e Saúde (UFPR). Mestre em Atividade Física e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR. Fisioterapeuta formado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Experiência em Fisioterapia Neurofuncional, Distúrbios do Movimento, Gerontologia e Exercícios Físicos Aquáticos.

Ana Cláudia Kapp Titski, Educação Física, Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Paraná e pesquisadora do Núcleo de Qualidade de Vida.

Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná (UFPR), com intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal. Mestre em Educação Física, Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação Física, Universidade Federal do Paraná, com doutorado sanduíche na Universidade do Porto, Portugal. Pós-Doutoranda na Universidade Federal do Paraná e pesquisadora do Núcleo de Qualidade de Vida.

Vera Lúcia Israel, Departamento de Fisioterapia (DPRF), Universidade Federal do Paraná.

Docente associada do Departamento de Fisioterapia (DPRF), Universidade Federal do Paraná, atuando no Curso de Graduação em Fisioterapia. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR, na linha de pesquisa de Atividade Física e Saúde. Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Graduação em Fisioterapia, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial), Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos. Estágio pós-doutoral, Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Como Citar

Costa, S. N., Silva, A. Z. da, Titski, A. C. K., & Israel, V. L. (2018). Exercícios físicos aquáticos e equilíbrio em idosos: uma revisão sistemática. Revista Kairós-Gerontologia, 20(Especial23), 27–42. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p27-42