Adesão de idosos ao tratamento medicamentoso em diferentes níveis de Atenção à Saúde no município de São Paulo, Brasil.

Autores

  • Maria Elisa Gonzalez Manso Gerontologia Social. Professora Centro Universitário São Camilo e UNISA SP.
  • Cássia Prado Medicina. Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, SP
  • Kleybson Samuel Melo de Andrade Engenheiro de Produção Mecânica. Membro da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde do Idoso da Faculdade das Américas/SP.
  • Monique Vasconcellos Mascarenhas Membro da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde do Idoso da Faculdade das Américas, SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p347-358

Palavras-chave:

Polifarmácia, Iatrogenia, Adesão ao tratamento.

Resumo

A qualidade de vida de idosos e a adesão a um tratamento podem ser influenciadas pela presença da polifarmácia e, até mesmo, de iatrogenias relacionadas aos medicamentos prescritos. O artigo retrata uma verificação das prescrições farmacológicas direcionadas a idosos e a adesão ao tratamento em diferentes níveis da atenção à saúde pública na cidade de São Paulo (SP), durante os anos de 2016 e 2017. É ressaltada a importância do devido conhecimento farmacológico e de técnicas de comunicação por parte dos profissionais de saúde.

 

Biografia do Autor

Maria Elisa Gonzalez Manso, Gerontologia Social. Professora Centro Universitário São Camilo e UNISA SP.

Doutora em Ciências Sociais e Mestre em Gerontologia Social. Pós-doutoranda em Gerontologia Social. Médica e bacharel em Direito. Professora Centro Universitário São Camilo e UNISA SP.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-5446-233X

 

Cássia Prado, Medicina. Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, SP

Farmacêutica. Médica. Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento do Centro Universitário São Camilo, SP

 

Kleybson Samuel Melo de Andrade, Engenheiro de Produção Mecânica. Membro da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde do Idoso da Faculdade das Américas/SP.

Engenheiro de Produção Mecânica. Membro da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde do Idoso da Faculdade das Américas/SP.

 

Monique Vasconcellos Mascarenhas, Membro da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde do Idoso da Faculdade das Américas, SP.

Membro da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde do Idoso da Faculdade das Américas, SP.

 

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Manso, M. E. G., Prado, C., Andrade, K. S. M. de, & Mascarenhas, M. V. (2018). Adesão de idosos ao tratamento medicamentoso em diferentes níveis de Atenção à Saúde no município de São Paulo, Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 347–358. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p347-358

Edição

Seção

Artigos