A doença de Alzheimer e as implicações na saúde mental do cuidador: um estudo exploratório.

Autores

  • Cristiano de Jesus Andrade Psicólogo. Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Mestrando em Psicologia da Saúde, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
  • Carlos de Sousa Filho Psicólogo da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Mestrando em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
  • Hilda Rosa Capelão Avoglia Psicologia. Professora titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p147-160

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Cuidadores de idosos, Conflitos cotidianos.

Resumo

O presente estudo analisou a qualificação de cuidadores de pacientes com diagnóstico de Alzheimer acerca dos aspectos psicológicos e os seus impactos na trajetória dos cuidadores. Para tal, foram realizadas entrevistas semidirigidas com cinco cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer. Os resultados apontaram a falta de conhecimento sobre a enfermidade, desencadeando, como consequência, a dificuldade de lidarem com o sujeito adoecido diante dos conflitos que ocorrem no cotidiano.

 

Biografia do Autor

Cristiano de Jesus Andrade, Psicólogo. Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Mestrando em Psicologia da Saúde, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Psicólogo da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Mestrando em Psicologia da Saúde, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

 

Carlos de Sousa Filho, Psicólogo da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Mestrando em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Psicólogo da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas. Mestrando em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

 

 

Hilda Rosa Capelão Avoglia, Psicologia. Professora titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Doutora em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Andrade, C. de J., Sousa Filho, C. de, & Avoglia, H. R. C. (2018). A doença de Alzheimer e as implicações na saúde mental do cuidador: um estudo exploratório. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 147–160. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p147-160

Edição

Seção

Artigos