Voluntariado Empresarial: uma Ferramenta para Promover a Estratégia de Responsabilidade Social Corporativa Interna Integrando Aposentados

Autores

  • José Paulo Cosenza Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal Fluminense (PPGAd-UFF).
  • María Isabel Saz Gil Professora do Departamento de Direção e Organização de Empresas, Universidad de Zaragoza. Espanha.
  • Ana Isabel Zardoya Alegría Professora Titular do Departamento de Contabilidade e Finanças, Universidad de Zaragoza. Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p161-189

Palavras-chave:

Voluntariado Empresarial, Responsabilidade Social Empresarial, Ciclo do Voluntariado.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo realizar uma análise exploratória da efetividade da implementação de um programa de Voluntariado Corporativo voltado ao contexto dos trabalhadores aposentados das empresas, como instrumento em prol de um envelhecimento participativo e saudável. O estudo centrou-se na importância social da participação social dos aposentados em uma empresa como interesse prioritário para o desenvolvimento de programas de Voluntariado Corporativo e aprofundamento do desempenho socialmente responsável das organizações, em ações de voluntariado realizadas por seus funcionários aposentados. Os resultados mostram que o desempenho dos aposentados nas atividades de voluntariado de uma empresa pode usufruir de suportes teóricos intimamente conectados e está diretamente relacionado à Responsabilidade Social Empresarial, contribuindo para promover uma velhice ativa, saudável e justa, com benefício social para a comunidade.

 

Biografia do Autor

José Paulo Cosenza, Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal Fluminense (PPGAd-UFF).

Doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza. Espanha. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal Fluminense (PPGAd-UFF).

 

María Isabel Saz Gil, Professora do Departamento de Direção e Organização de Empresas, Universidad de Zaragoza. Espanha.

Doutora pela Universidad de Valencia. Espanha. Professora do Departamento de Direção e Organização de Empresas, Universidad de Zaragoza. Espanha.

 

Ana Isabel Zardoya Alegría, Professora Titular do Departamento de Contabilidade e Finanças, Universidad de Zaragoza. Espanha.

Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de Zaragoza. Professora Titular do Departamento de Contabilidade e Finanças, Universidad de Zaragoza. Espanha.

 

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Cosenza, J. P., Gil, M. I. S., & Alegría, A. I. Z. (2018). Voluntariado Empresarial: uma Ferramenta para Promover a Estratégia de Responsabilidade Social Corporativa Interna Integrando Aposentados. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 161–189. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p161-189

Edição

Seção

Artigos