Avaliação cognitiva e da independência funcional de idosos em instituição de longa permanência em Araraquara, SP, Brasil.

Autores

  • Beatriz Cristina Toninatto Fisioterapia. Curso de Fisioterapia, Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade de Araraquara, UNIARA. Araraquara, São Paulo, Brasil.
  • Ana Claudia Nunciato Fisioterapia. Atualmente é Docente e Supervisora de Estágio na área de Fisioterapia em Neurologia Adulto. Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde. Curso de Fisioterapia. Universidade de Araraquara, UNIARA. Araraquara, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p195-209

Palavras-chave:

Cognição, Independência Funcional, Demência senil.

Resumo

O objetivo foi avaliar a função cognitiva e a independência funcional de indivíduos residentes em uma instituição de longa permanência (ILP) na cidade de Araraquara, estado de São Paulo, Brasil. Foi realizada a avaliação clínica composta por Mini-Exame do Estado Mental (p= 0,7413), Teste do Relógio (p= 0,7407) e Medida de Independência Funcional (p= 0,8834). Não foi encontrada diferença da função cognitiva e da independência funcional em indivíduos residentes em ILP.

 

Biografia do Autor

Beatriz Cristina Toninatto, Fisioterapia. Curso de Fisioterapia, Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade de Araraquara, UNIARA. Araraquara, São Paulo, Brasil.

Fisioterapeuta graduada no Curso de Fisioterapia, Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade de Araraquara, UNIARA. Araraquara, São Paulo, Brasil.

Ana Claudia Nunciato, Fisioterapia. Atualmente é Docente e Supervisora de Estágio na área de Fisioterapia em Neurologia Adulto. Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde. Curso de Fisioterapia. Universidade de Araraquara, UNIARA. Araraquara, São Paulo, Brasil.

Fisioterapeuta. Pós-Doutora, Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, SP. Doutora, Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia), do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Mestre em Ciências Fisiológicas, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Atualmente é Docente e Supervisora de Estágio na área de Fisioterapia em Neurologia Adulto. Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde. Curso de Fisioterapia. Universidade de Araraquara, UNIARA. Araraquara, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Toninatto, B. C., & Nunciato, A. C. (2019). Avaliação cognitiva e da independência funcional de idosos em instituição de longa permanência em Araraquara, SP, Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 195–209. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p195-209

Edição

Seção

Artigos