A contribuição dos laudos periciais do assistente social na elaboração das sentenças de processos judiciais do Benefício de Prestação Continuada/Idoso

Autores

  • Lisete Maria Pozatti Assistente Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Política Social e Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação de Política Social e Serviço Social (UFRGS).
  • Sergio Antonio Carlos Assistente Social, Doutor em Serviço Social (PUCSP), Professor Titular aposentado. Docente colaborador convidado no Programa de Pós-Graduação de Política Social e Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p255-275

Palavras-chave:

Idoso, BPC, Laudo pericial.

Resumo

Fundamentando-se na legislação e no trabalho dos assistentes sociais peritos judiciais, estudaram-se os laudos e as sentenças de 79 processos de idosos requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC), junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4-RS), com sentenças proferidas em 2017. A análise do conteúdo foi realizada com o auxílio do software NVivo12. Identificou-se uma variedade de concepções empregadas na construção do documento pericial e uma efetiva contribuição dos laudos sociais nas sentenças.

Biografia do Autor

Lisete Maria Pozatti, Assistente Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Política Social e Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação de Política Social e Serviço Social (UFRGS).

Assistente Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Política Social e Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação de Política Social e Serviço Social (UFRGS).

 

Sergio Antonio Carlos, Assistente Social, Doutor em Serviço Social (PUCSP), Professor Titular aposentado. Docente colaborador convidado no Programa de Pós-Graduação de Política Social e Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Assistente Social, Doutor em Serviço Social (PUCSP), Professor Titular aposentado. Docente colaborador convidado no Programa de Pós-Graduação de Política Social e Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Pozatti, L. M., & Carlos, S. A. (2019). A contribuição dos laudos periciais do assistente social na elaboração das sentenças de processos judiciais do Benefício de Prestação Continuada/Idoso. Revista Kairós-Gerontologia, 22(3), 255–275. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i3p255-275

Edição

Seção

Artigos