A sociedade histórica dos velhos e a conquista de direitos de cidadania

Autores

  • Suzana da A. Rocha Medeiros
  • Maria das Candeias Carvalho Feijó

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p109-123

Palavras-chave:

Idoso, Envelhecimento, Cidadania, Direitos

Resumo

Este artigo busca situar, historicamente, a questão da velhice, trazendo à reflexão o enfoque da cidadania, da violência e dos direitos humanos, pontos fundamentais para o entendimento da realidade brasileira sobre a trajetória de conquistas sociais ainda não devidamente consolidadas. A velhice é conceituada a partir do entendimento das civilizações antigas até a questão social na contemporaneidade. Violência e velhice agregam valor ético e cultural aos processos de exclusão social do idoso e às conquistas de direito de cidadania, a partir do final do século XX até a promulgação do Estatuto do Idoso, como lei e política pública.

Biografia do Autor

Suzana da A. Rocha Medeiros

Docente-Titular e Pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e Faculdade de Serviço Social/Departamento de Fundamentos do Serviço Social/PUC-SP.

Maria das Candeias Carvalho Feijó

Mestra em Gerontologia, pela PEPG em Gerontologia, PUC-SP. Advogada, pela Universidade São Francisco (SP). Atuante nas áreas: Cível, Trabalhista e Penal. Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal, pela Universidade São Francisco (SP).

Downloads

Como Citar

Medeiros, S. da A. R., & Carvalho Feijó, M. das C. (2011). A sociedade histórica dos velhos e a conquista de direitos de cidadania. Revista Kairós-Gerontologia, 14(1), 109–123. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p109-123

Edição

Seção

Artigos