O trabalho segundo a visão de um grupo de aposentados

Autores

  • Rosa Macedo
  • Alessandra Cássia Ribeiro Chrisostomo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p149-161

Palavras-chave:

Aposentados, Trabalho, Família

Resumo

Este artigo teve como objetivo conhecer e compreender o significado do trabalho na vida de seis aposentados da AAPS-Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp, São Paulo (SP); sendo que três deles, de início, pararam de trabalhar, voltando, porém, logo depois a trabalhar; três outros continuaram profissionalmente ativos mesmo após a aposentadoria. A metodologia baseou-se em pesquisa qualitativa com delineamento de estudo de caso coletivo. O conhecimento gerado demonstrou que o principal motivo para a continuação do trabalho não foi o fator financeiro e nem tampouco a gratificação do trabalho em si, mas a dificuldade em permanecer na convivência todo o tempo com suas famílias.

Biografia do Autor

Rosa Macedo

Doutora em Psicologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutorado pela University of Massachussets Medical Center of the Berkshires, Pós-Doutorado pela University of Illinois, Pós-Doutorado pela Fundacion Interfas Docente no Programa de Psicologia Clínica- Núcleo Família e Comunidade/PUC-SP.

Alessandra Cássia Ribeiro Chrisostomo

Psicóloga, Mestra em Psicologia Clínica-Núcleo Família e Comunidade/PUC-SP, Terapeuta Familiar Sistêmica, Doutoranda no Programa de Saúde Coletiva/UNIFESP.

Downloads

Como Citar

Macedo, R., & Ribeiro Chrisostomo, A. C. (2011). O trabalho segundo a visão de um grupo de aposentados. Revista Kairós-Gerontologia, 14(1), 149–161. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i1p149-161

Edição

Seção

Artigos