A interseccionalidade família, geração e amamentação

Autores

  • Michelle Araújo Moreira Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC/Professora Assistente da UESC
  • Enilda Rosendo do Nascimento Universidade Federal da Bahia-UFBA/Professora Associada da UFBA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i3p191-208

Palavras-chave:

Família, Geração, Amamentação

Resumo

A amamentação, processo sociocultural complexo e multifacetado, permite às mulheres de uma mesma ou de distintas gerações no interior de um grupo parental, experimentar e/ou elaborar múltiplos significados que podem ser modificados, ou não, dependendo do tempo social em que viveram. Entende-se que a prática da amamentação contribui para a interação entre os familiares, principalmente avós, filhas e netas quando as novas gerações valorizam ensinamentos decorrentes da sabedoria de um grupo mais vivido. Sendo assim, trata-se de estudo qualitativo, descritivo, exploratório, do tipo revisão bibliográfica, que teve seleção atemporal para livros, dissertações e teses e como série histórica dos artigos os anos de 1998 a 2008. Objetivou-se discutir a interface entre família, geração e amamentação, destacando a importância do envelhecimento e da experiência das gerações mais antigas no processo de ensino-aprendizagem sobre a amamentação às novas gerações. O levantamento bibliográfico foi feito nas bases de dados SciELO, MEDLINE e LILACS, além de livros, dissertações e teses, tendo como palavras-chave: amamentação, família e geração. Foram identificados 20 artigos, 14 livros, 4 dissertações, 6 trabalhos acadêmicos e 2 teses que foram submetidos à análise de conteúdo. Na análise, percebeu-se que as gerações mantêm uma estreita relação entre si, desvelando que o envelhecimento e a maturidade das primeiras gerações contribuem para uma maior aquisição de conhecimento a ser transmitido às gerações mais jovens de mães que amamentam. Conclui-se, acreditando que este estudo permitirá o olhar amplificado, não apenas de profissionais de saúde e áreas afins, mas para aqueles que pretendem analisar a amamentação a partir das possibilidades intergeracionais, compreendendo-a sob a ótica dos agentes formuladores.

Biografia do Autor

Michelle Araújo Moreira, Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC/Professora Assistente da UESC

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, Professora Assistente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Enilda Rosendo do Nascimento, Universidade Federal da Bahia-UFBA/Professora Associada da UFBA

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Moreira, M. A., & Nascimento, E. R. do. (2013). A interseccionalidade família, geração e amamentação. Revista Kairós-Gerontologia, 15(3), 191–208. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i3p191-208

Edição

Seção

Artigos