Revista Kairós : Gerontologia

A revista Kairós, concebida em 1997, é o resultado da dedicação e do empenho de um grupo de pesquisadores ligados ao Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Nepe) e ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia, da PUC-SP, com o objetivo de publicar estudos relacionados ao tema envelhecimento. O nome dado à revista é uma homenagem ao professor Joel Martins, que demonstrou com sua vida que o ser humano pode sempre se desenvolver. Que não somos apenas Cronos, um tempo determinado, mas Kairós, energia acumulada pelas experiências vividas.

Kairós tem como missão promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do envelhecimento e da velhice, com destaque para estudos interdisciplinares pretendendo romper com concepções estereotipadas e fragmentadas. Pretende ser um veículo de divulgação de um novo saber relativo ao processo de envelhecimento e da velhice e está aberta à participação de todos os estudiosos que, com suas reflexões, ajudem a superar a carga pejorativa que tem acompanhado essa etapa da vida humana.

Em formato eletrônico desde 2009, reúne trimestralmente artigos originais, eventualmente artigos traduzidos, debates, entrevistas e resenhas.

Os artigos podem ser enviados em português, inglês, francês, espanhol, italiano, devendo ser inéditos e seguir as normas de publicação presentes no site http://revistas.pucsp.br/kairós.

Please select English on the right side vertical menu in order to view the Journal’s content in English.

Seleccione Español en el menu vertical del lado derecho para ver el contenido de la revista en Español.

Notícias

 

Chamada de Artigos: Chamada Especial - Revista Kairós-Gerontologia

 
COVID & Envelhecimento<br />
Em poucos meses a epidemia pelo COVID-19 parou o mundo e colocou em xeque a hegemonia dos sistemas de produção neoliberais. Dessa forma, a política de isolamento social, recomendada pela Organização Mundial de Saúde, suscita reflexões sobre o papel do Estado no delineamento de políticas sociais e de saúde, bem como discussões éticas sobre o papel da Economia, da Ciência, da Política, dentre outras, na organização social. Inserem-se nesse contexto as questões sobre os cuidados e a atenção à população idosa, consistindo um grupo de risco e com maiores taxas de mortalidade associadas à doença.<br />
<br />
Em face desses desdobramentos, nós, da Revista Kairós-Gerontologia, convidamos gerontólogos, gerontologistas, acadêmicos, docentes, profissionais e estudiosos a refletirem sobre questões inerentes ao envelhecimento, à longevidade, e sua interface com o COVID-19, como: De que modo ações de educação para o envelhecimento, a longevidade, poderiam minimizar a discriminação associada à idade e ao contágio pelo COVID-19? Quais as representações sobre o envelhecimento disseminadas ela mídia, e o papel desta nas reflexões sobre o enfrentamento do vírus? Quais ações poderiam ser implantadas, do ponto de vista da família, instituições e políticas para gerenciar os efeitos nocivos da pandemia ao cotidiano dos idosos? Quais as soluções econômicas e macrossociais que poderiam ser delineadas pós-pandemia, de forma a favorecer a qualidade de vida no processo de envelhecimento e diante da longevidade? E por fim, qual o papel da Gerontologia para contribuir com que sejam maximizadas as oportunidades de bem-estar, saúde e participação social no âmbito da gestão do envelhecer?<br />
<br />
Esperamos que os trabalhos a serem submetidos nesta chamada possam subsidiar reflexões importantes e que fomentem respostas sociais inovadoras diante da pandemia COVID-19. Certamente o momento atual firma-se como um momento histórico inédito, que demarcará caminhos importantes para o futuro da humanidade e da consciência global a respeito do valor da vida.

Referências: Boletim Epidemiológico do SUS n.º 9
https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/12/2020-04-11-BE9-Boletim-do-COE.pdf

Prof. Henrique Salmazo henriquesalmazo@yahoo.com.br
Caro parecerista-amigo deste periódico, a quem agradecemos a iniciativa e o apoio da escrita desta Chamada

Profa. Flamínia M. M. Lodovici flalodo@terra.com.br; kairos@pucsp.br
que aguarda as produções dos articulistas-amigos, até breve!

 
Publicado: 2020-04-28 Mais...
 
Outras notícias...

v. 23 (2020): NÚMERO ESPECIAL 27 - REPRINTE 2019


Capa da revista