Processos e materialização da agricultura urbana como ativismo na cidade de São Paulo: o caso da Horta das Corujas

Autores

  • Gustavo Nagib Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

agricultura urbana, horta comunitária, ativismo, corujas, direito à cidade

Resumo

Este artigo apresenta a agricultura urbana como ativismo na cidade de São Paulo a partir da consolidação da rede “Hortelões Urbanos”, em 2011, que impulsionou, consequentemente, a materialização da primeira horta comunitária em 2012: a Horta das Corujas. Para a realização deste estudo de caso, seguiu-se a metodologia da pesquisa-ação e atentou-se ao processo histórico que conduziu à materialização da referida horta, compreendendo- -se as transformações socioespaciais tanto da praça pública quanto dos bairros onde ela se localiza. Esse modelo de ativismo local tem impulsionado mudanças legislativas e culturais em toda a cidade, e a sua análise conduz a novas reflexões sobre o espaço urbano e atualiza o debate acerca do direito à cidade.

Biografia do Autor

Gustavo Nagib, Universidade de São Paulo (USP)

Geógrafo e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo; doutorando visitante em Sciences Po Paris; membro-fundador do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana do Instituto de Estudos Avanaçados da Universidade de Sãso Paulo; autor da obra "Agricultura urbana como ativismo na cidade de São Paulo" (Annablume, 2018).

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Nagib, G. (2019). Processos e materialização da agricultura urbana como ativismo na cidade de São Paulo: o caso da Horta das Corujas. Cadernos Metrópole, 21(46), 715–739. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4602