Gênero e direito à cidade a partir da luta dos movimentos de moradia

Autores

  • Diana Helene Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Palavras-chave:

habitação, gênero, moradia, movimentos sociais, direito à cidade

Resumo

A partir de uma releitura feminista, é analisado como as dificuldades de acesso à moradia no Brasil, marcadas pela histórica exclusão da terra e do mercado de trabalho das camadas mais pobres, abarcam condições ainda mais dramáticas quando se é mulher e piores ainda, quando se é mulher e negra. Por meio de narrativas femininas sobre suas histórias de vida dentro dos movimentos de moradia, demonstra-se de que maneira estes se estabelecem como um espaço potencializador para seu empoderamento e autonomia: da reestruturação das hierarquias de poder dentro do espaço privado e da segurança contra a violência doméstica à reapropriação do espaço público/político, engendrando uma luta por direito à cidade marcada por segregações de classe, raça e gênero.

Biografia do Autor

Diana Helene, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Doutora em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Professora colaboradora UNIGRANRIO. Coordenadora do Laboratório de Moradia e Terra Urbana na Baixada Fluminense (LabMoTe) da UNIGRANRIO.

Downloads

Publicado

2019-08-29

Como Citar

Helene, D. (2019). Gênero e direito à cidade a partir da luta dos movimentos de moradia. Cadernos Metrópole, 21(46), 951–974. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4612