A cidade como negócio: produção do espaço e acumulação do capital no município de São Paulo

Autores

  • Adriano Botelho

Palavras-chave:

urbano, capital financeiro, mercado imobiliário, segregação socioespacial, São Paulo.

Resumo

O artigo tem como tema a crescente inserção da produção do espaço nos circuitos de acumulação capitalista, espaço esse que, além de produto, se torna produtivo na lógica de valorização do capital. Nesse sentido, seu objetivo é analisar os impactos da acumulação na configuração espacial urbana e na estrutura de desigualdades socioespaciais através do estudo do caso do processo de formação do mercado imobiliário no município de São Paulo, destacando-se a recente atuação dos Fundos de Investimento Imobiliários e Certificados de Recebíveis Imobiliários. Tais instrumentos representam um novo grau de interação entre o capital financeiro e o mercado imobiliário, com profundos efeitos para a configuração do tecido urbano e para a segregação socioespacial.

Biografia do Autor

Adriano Botelho

Formado em Economia pela Universidade de São Paulo e em Geografi a pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre e doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil). Aluno do Instituto Rio Branco – Curso de Formação em Diplomacia - Ministério das Relações Exteriores.

Downloads

Como Citar

Botelho, A. (2012). A cidade como negócio: produção do espaço e acumulação do capital no município de São Paulo. Cadernos Metrópole, (18). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8727

Edição

Seção

Artigos