A comunidade boliviana em São Paulo: definindo padrões de territorialidade

Autores

  • Renato Cymbalista
  • Iara Rolnik Xavier

Palavras-chave:

inserção territorial urbana, bolivianos em São Paulo, políticas públicas, enclave étnico, gueto, banlieue, migração internacional.

Resumo

O texto investiga a inserção territorial da maior comunidade de imigrantes recentes na cidade de São Paulo, os bolivianos, a maior parte dos quais trabalha nas oficinas de costura que fazem as roupas do dinâmico setor têxtil da cidade. Reconhece que os territórios dos bolivianos não correspondem a nenhuma das categorias internacionalmente reconhecidas como as mais recorrentes territorialidades associadas às minorias étnicas: o gueto, o enclave étnico, a banlieue. O trabalho verifica a hipertrofia do espaço de trabalho de grande parte da comunidade, a oficina de costura, que é também espaço de moradia, e como contraponto, ocorre um enfraquecimento da presença da comunidade no espaço público.

Biografia do Autor

Renato Cymbalista

Arquiteto e urbanista, mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil). Coordenador do núcleo de urbanismo do Instituto Pólis. Integrante do grupo de pesquisa MIUrb-AL - Observatório experimental sobre as migrações internacionais nas áreas urbanas da América Latina.

Iara Rolnik Xavier

Socióloga formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil). Pesquisadora do Instituto Pólis e integrante do grupo de pesquisa MIUrb-AL - Observatório experimental sobre as migrações internacionais nas áreas urbanas da América Latina.

Downloads

Como Citar

Cymbalista, R., & Xavier, I. R. (2012). A comunidade boliviana em São Paulo: definindo padrões de territorialidade. Cadernos Metrópole, (17). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8767