Os clímaces nos roteiros de Sofia Coppola

Autores

  • Patrícia Dourado PUC-SP

Resumo

Os registros do processo de criação em Sofia Coppola apontam para uma tendência do seu projeto poético, a busca pela jornada íntima dos personagens. Com base nessa tendência, analisaremos os clímaces dos filmes The Virgin Suicides (1999); Lost in Translation (2003); Marie Antoinette (2006); Somewhere (2010) e The Bling Ring (2013) em uma perspectiva relacional. Esta pesquisa encontra apoio teórico e metodológico na crítica de processos de Cecília A. Salles, conforme estudada no grupo de pesquisa em Processos de criação (CNPq) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, e nos conceitos de jornada do mitólogo Joseph Campbell (1990; 2007; 2008) e de clímax e ideia governante de Robert McKee (2006).

Biografia do Autor

Patrícia Dourado, PUC-SP

Doutoranda em Comunicação e Semiótica na PUC-SP (bolsa Capes), com pesquisa em processo de criação no cinema, com foco em roteiro. Mestre pela mesma instituição e graduada em Letras pela UFC. Integra o grupo de pesquisa em Processos de criação da PUC-SP (CNPq), coordenado pela Profa. Cecília A. Salles. Roteirista, editora de texto e revisora. 

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Publicado

2018-06-19

Edição

Seção

Artigos