IN MEMORIAM: RÁDIO: MÍDIA E LINGUAGEM

Autores

  • Cármen Lúcia José Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39432

Palavras-chave:

Linguagem Radiofônica, Nomenclaturas Radiofônicas, Estruturas de Composição Radiofônicas.

Resumo

O Rádio foi identificando seus constituintes para se estabelecer como linguagem a partir da apropriação de elementos que pertenciam aos códigos matrizes, principalmente, o sonoro e o verbal-oral. Além disso, o rádio também é uma mídia de convergência porque muitas composições textuais anteriormente produzidos em diferentes suportes foram deslocadas para o meio radiofônico, testando-se de acordo com a natureza da nova mídia; em fronteira, como afirma Iúri Lótman. O foco principal desse capítulo é a linguagem radiofônica, seus constituintes e suas modelizações; suas nomenclaturas e estruturas de composição, pontuados ora como decorrentes da movência no interior da semiosfera ora já estabelecidos como fórmulas, decorrentes do eixo de delimitação, atuando como eixo da dinâmica da cultura, ainda segundo Iúri Lótman.

Biografia do Autor

Cármen Lúcia José, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Língua e Literatura Vernáculas pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP,1991) e doutorado pelo programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora titular da Universidade Sao Judas Tadeu integrante do Núcleo de Pesquisa em Comunicação: "Códigos e Linguagens: crítica, produção, memória" , na mesma Universidade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: oralidade, sonoridade, poética, mito - mitificação - mídia, poesia oral - poesia em áudio - poesia brasileira, performance vocal -memória - tradução e mito, mitologia e mitificação. Como integrante do Núcleo de pesquisa, pesquisa na área de produção, crítica e memória do Rádio e das mídias sonoras. Diretora artística e responsável pela programação musical da Radioweb São Judas, postada no Portal da Universidade São Judas, em www.usjt.br Professora de Audioficção e de Documentário Radiofônico, no curso de especialização em Roteiro em Áudio e Audiovisual, pelo COGEAE, Puc-SP. Professora de Produção Publicitária:som, no Curso de Publicidade e Propaganda, na Pontifície Universidade Católica, em São Paulo. Professora de Roteiros Radiofônicos e Organização da Pordução em Rádio e Radioweb, na Universidade São Judas Tade. Cármen faleceu em 26/02/2017.

Referências

BALSEBRE, Armand. El lenguaje radiofônico.2a Ed. Madrid: Ediciones átedra,

BERCHMANS, Toni. A música do filme: tudo que você gostaria de sber sobre a música de cinema. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.

CARVALHO, Márcia. CUNHA, Newton. Dicionário SESC: a linguagem da cultura. São Paulo: Perspectiva : Sesc São Paulo, 2003.

MACHADO, Regina. A voz na canção popular brasileira – um estudo sobre a

vanguarda paulista. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2011

SANTAELLA, Lucia. SEKEFF, Maria de Lourdes. Da Música: seus usos e recursos. 2a Ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. São Paulo: Companhia das Letras. 1991.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos