IN MEMORIAM: ESSA FOI PRA TOCAR NO RÁDIO

Autores

  • Cármen Lúcia José Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39433

Palavras-chave:

Radioweb, Programação Musical, Playlist, Paradigmatização, Parataxe.

Resumo

O tema de desta comunicação envolve o que é denominado programação musical, uma das formatações da radiofonia, quando, realizada fora do seu sistema padrão, o analógico, é inserida numa outra tecnologia, o computador, e num outro sistema, a internet, sob as várias denominações: WebRadio, Radioweb ou NetRadio. O objetivo é verificar o processo dialógico entre ambos os sistemas, quando se encontram em fronteira. No rádio analógico, do atrelamento dos meios de comunicação de massa à indústria cultural decorre, de modo geral, a seleção sonoro-musical muito voltada em função só do consumo de “sucessos” rápidos e descartáveis, facilmente substituído um pelo mesmo. Diferentemente, na radioweb, é possível interferir nessa constante ao optar por outros nomes, títulos e gêneros musicais; ao desviar de certa rigidez e exclusividade de uma única fonte produtora de música, como acontece com a imposição da música norte-americana no mercado brasileiro; ao selecionar o “lado B” do playlist das emissoras analógicas comerciais e o elenco musical desprezado pelas mídias comerciais que lidam só com o sucesso, porque a radioweb disponibiliza a programação ao amplo tempo/espaço da navegação e ainda não está determinada pelos números da audiência.

Biografia do Autor

Cármen Lúcia José, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Língua e Literatura Vernáculas pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP,1991) e doutorado pelo programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora titular da Universidade Sao Judas Tadeu integrante do Núcleo de Pesquisa em Comunicação: "Códigos e Linguagens: crítica, produção, memória" , na mesma Universidade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: oralidade, sonoridade, poética, mito - mitificação - mídia, poesia oral - poesia em áudio - poesia brasileira, performance vocal -memória - tradução e mito, mitologia e mitificação. Como integrante do Núcleo de pesquisa, pesquisa na área de produção, crítica e memória do Rádio e das mídias sonoras. Diretora artística e responsável pela programação musical da Radioweb São Judas, postada no Portal da Universidade São Judas, em www.usjt.br Professora de Audioficção e de Documentário Radiofônico, no curso de especialização em Roteiro em Áudio e Audiovisual, pelo COGEAE, Puc-SP. Professora de Produção Publicitária:som, no Curso de Publicidade e Propaganda, na Pontifície Universidade Católica, em São Paulo. Professora de Roteiros Radiofônicos e Organização da Pordução em Rádio e Radioweb, na Universidade São Judas Tade. Cármen faleceu em 26/02/2017.

Referências

BASEBRE, Armand. El linguaje radiofônico. Madrid: Ediciones Cátedra, 2004

LÓTMAN, Iúri M. La Semiosfera 1: semiótica de la cultura y del texto. NAVARRO, Desiderio (trad.). Madrid: Frónesis, 1996.

MCLEISH, Robert. Produção de Rádio: uma guia abrangente de produção radiofônica. SILVA, Mauro (trad.). São Paulo: Summus, 2001.

McLUHAN, Marshall. A Galáxia de Gutenberg. CARVALHO, Leônidas C. e TEIXEIRA, Anísio (trad.) São Paulo: Cultrix, Cia Editora Nacional e Edusp, 1972.

PIGNATARI, Décio. Comunicação Poética. São Paulo: Cortez & Moraes, 1977

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos