IN MEMORIAM: AS VOZES DA VOZ DO DOCUMENTÁRIO

Autores

  • Cármen Lúcia José Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/nhengatu.v0i4.39436

Palavras-chave:

Documentário, Vozes (sonoras), Voz do documentário, Tipologia de Fontes.

Resumo

Como as vozes das fontes (sonoras) constroem a voz do documentário? Quais as possibilidades de associação entre vozes que relatam singularmente as pequenas experiências para configurar a voz do documentário como reveladora da vida coletiva? A primeira investida sobre a estrutura matriz ocorre quando o documentário começa a transformar o tema ou o assunto numa questão, isto é, passa a problematizar afirmações ou negações sobre o tema que, anteriormente, eram apresentadas como generalidades fechadas. Outra importante investida ocorre quando o documentário processa a aglutinação de histórias singulares configurando, simultaneamente, uma grande história que vai sendo contada além das histórias singulares.

Biografia do Autor

Cármen Lúcia José, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Língua e Literatura Vernáculas pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP,1991) e doutorado pelo programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifície Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora titular da Universidade Sao Judas Tadeu integrante do Núcleo de Pesquisa em Comunicação: "Códigos e Linguagens: crítica, produção, memória" , na mesma Universidade. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: oralidade, sonoridade, poética, mito - mitificação - mídia, poesia oral - poesia em áudio - poesia brasileira, performance vocal -memória - tradução e mito, mitologia e mitificação. Como integrante do Núcleo de pesquisa, pesquisa na área de produção, crítica e memória do Rádio e das mídias sonoras. Diretora artística e responsável pela programação musical da Radioweb São Judas, postada no Portal da Universidade São Judas, em www.usjt.br Professora de Audioficção e de Documentário Radiofônico, no curso de especialização em Roteiro em Áudio e Audiovisual, pelo COGEAE, Puc-SP. Professora de Produção Publicitária:som, no Curso de Publicidade e Propaganda, na Pontifície Universidade Católica, em São Paulo. Professora de Roteiros Radiofônicos e Organização da Pordução em Rádio e Radioweb, na Universidade São Judas Tade. Cármen faleceu em 26/02/2017.

Referências

FENELON, Dea Ribeiro. O papel da História Oral na Historiografia Moderna. In: (Re)introduzindo a História Oral no Brasil. (org.) José Carlos S. B. Meihy. São Paulo: Xamã, 1996, série eventos.

FERES. Cristina de Lurdes P. O uso de entrevistas no estudo da imigração italiana. In: (Re)introduzindo a História Oral no Brasil. (org.) José Carlos S. B. Meihy. São Paulo: Xamã, 1996, série eventos.

FERREIRA, Marieta de Moraes. História Oral e Tempo Presente. In: (Re)introduzindo a História Oral no Brasil. (org.) José Carlos S. B. Meihy. São Paulo: Xamã, 1996, série eventos.

JANOTTI, Maria de Lurdes M. Refletindo sobre História Oral: procedimentos e possibilidades. In: (Re)introduzindo a História Oral no Brasil. (org.) José Carlos S. B. Meihy. São Paulo: Xamã, 1996, série eventos.

JOSÉ, Carmen Lucia. História Oral e Documentário radiofônico. Revista Conexão, v.2, no 3. Caxias do Sul: Educs, 2003.

KLEIMAN, Ângela. Texto & leitor- aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes editores, 2011.

MEIHY, José Carlos S.B. História Oral: um ‘locus’ disciplinar federativo. In:

(Re)introduzindo a História Oral no Brasil. (org.) José Carlos S. B. Meihy. São Paulo: Xamã, 1996, série eventos.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005.

VÁRIOS AUTORES. Semiosfera: exploração conceitual nos estudos semióticos da cultura. In:Semiótica da Cultura e Semiosfera, (org) MACHADO, Irene. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2007.

WINISK, José M. O Artista e o Tempo. In: Sem Receita. São Paulo: Publifolha, 2004.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos