A circulação dos efeitos de sentido sobre homossexualidade na/pela religião em vias de midiatização

Autores

  • Catiane Rocha Passos de Souza Doutora pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Cursou Doutorado Sanduíche no PPGCOM da Unisinos - São Leopoldo – RS. Mestre em Linguística (UFAL). Professora do Departamento de Linguagens do Instituto Federal da Bahia - Campus Salvador. Pesquisadora no GEOTEC/IFBA.
  • Tatiane Milani Jornalista, graduada em Comunicação Social Hab. Jornalismo (UFSM/FW), Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação na linha de Midiatização e Processos Sociais (UNISINOS) – São Leopoldo/RS (Bolsista Capes/Taxa).

Palavras-chave:

Homossexualidade, Circulação

Resumo

Este trabalho discute como discursos que emergem na circulação midiática tensionam os espaços de regulamentações do comportamento social, dentre eles, a religião. Nessa perspectiva, analisamos discursos religiosos sobre a homossexualidade, para compreender como, na circulação midiática, afetam novos e/ou velhos paradigmas. Para isso, consideramos a noção de Circulação Discursiva, desenvolvida por Eliseo Véron e por Antônio Fausto Neto, também as discussões de José Luiz Braga quanto à sociedade em midiatização. Especificamente, analisamos os dizeres do Papa Francisco sobre homossexualidade, em coletiva após Jornada Mundial da Juventude (2013), e a circulação desses dizeres em postagens dos líderes pentecostais Silas Malafaia e Marco Feliciano.

Downloads

Publicado

2019-04-25