“Era uma vez Erês...”

Emilena Sousa dos Santos

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise qualitativa das informações produzidas pela imprensa escrita sobre o Orixá Ibeji e o estado-de-erê. O objetivo principal é identificar como o orixá Ibeji e o estado-de-erê são apresentados pela mídia à sociedade. O método utilizado para aprofundamento das mensagens é a análise de discurso. O estudo consiste na abordagem de dois jornais (A Tarde e Correio da Bahia) em função da freqüência e da forma como a mídia tem destacado o tema, sobretudo, por serem jornais de grande circulação em Salvador. Nessa perspectiva, jornal exerce função de museu de informação e discurso de objeto cultural, à medida que tradição, devoção e festa fundem-se e passam a fazer parte do contexto sócio-cultural da cidade.

Palavras-chave


Ibeji; Erê; São Cosme e São Damião; Sincretismo.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.