As fronteiras da religião na metrópole

Autores

  • José Carlos Pereira PUC-SP

Palavras-chave:

religião, exclusão e inclusão, pobreza, metrópole, fronteiras e migração.

Resumo

O texto ora proposto analisa um conjunto de informações que, além de revelar as fronteiras das religiões na região metropolitana de São Paulo, retratam distintos indicadores de exclusão social, sendo que todos estes indicadores estão relacionados, direta ou indiretamente com o fator religioso.

Através de uma seqüência de mapas é possível visualizar como são ocupados os territórios desta metrópole e quais as religiões que predominam entre as diversas camadas sociais que a povoam. O objetivo desta pesquisa foi demonstrar o poder que a religião exerce na vida social e revelar sua influência no processo de exclusão e inclusão social.

Apresentamos essa abordagem por meio de um Atlas das principais religiões que compõem o campo religioso da metrópole paulistana e suas configurações de espaço, com fronteiras bem delimitadas.

Através de um conjunto de estudos e operações científicas e técnicas desenvolvidas por

diversos órgãos de pesquisa, foi possível elaborar uma carta geográfica da distribuição das religiões na metrópole de São Paulo, identificando com precisão os limites de ocupação territorial de católicos, pentecostais, evangélicos tradicionais, espíritas, os sem religião, entre outros, identificando, assim, as distintas manifestações do fenômeno da exclusão social na metrópole. Mesmo com todo o paradoxo que as religiões representam, descobrimos que ela é um elemento poderoso no processo de inclusão social.

Para completar o mapa da distribuição das religiões na metrópole, suas fronteiras geográficas e confirmar a tese da exclusão e inclusão social, apresentamos outros mapas que trazem fatores que ajudam a determinar a opção religiosa. Quesitos como cor da pele, migração, escolaridade, renda, privação social e taxa homicídio foram importantes para tratar da religião como uma questão de fronteira.

Downloads

Edição

Seção

Artigos