Festa do Divino em Mogi das Cruzes

Autores

  • Robson Belchior Chaves PUC-SP

Resumo

A Festa do Divino Espírito Santo é, sem dúvida, uma das principais manifestações populares e religiosas da cidade de Mogi das Cruzes. Ela apresenta características próprias influenciadas pelo folclore local. As músicas, as danças, as canturias, as missas e os divertimentos profanos constituem as principais atrações da Festa.

Ao acompanhar os festejos foi possível observar as modificações, permanências e transformações ocorridas na Festa. Foi possível também, entender a influência, que ainda hoje, possui as manifestações em homenagem ao Divino.

Os símbolos dão forma e dimensões religiosas à manifestação popular. A bandeira, a pomba e o mastro são fundamentais para a constituição do universo simbólico e, assim, são os responsáveis por fazer a mediação entre o devoto e o Divino.

É na força devocional da tradição de se homenagear o Divino Espírito Santo que podemos buscar explicações para permanência desta festa na cidade de Mogi das Cruzes.

Embora os novos caminhos para as manifestações populares e, principalmente as festas do Divino, sejam incertos temos a constatação de que existem pessoas que movidas pela

devoção trabalham para continuidade desta tradição.

Biografia do Autor

Robson Belchior Chaves, PUC-SP

Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP

Downloads

Edição

Seção

Artigos