Elaboração e viabilização de uma aula sobre circunferência no ensino médio: um estudo de caso baseado na gênese documental

Autores

  • CHRYSTIAN BASTOS DE ALMEIDA PUC-SP
  • CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i1p18-30

Resumo

Resumo

Este artigo visa a apresentar um estudo sobre o trabalho documental de um professor de Matemática do Ensino Médio e de um professor articulador de área, no processo de elaboração e viabilização de uma aula sobre circunferência, numa turma de 3ª série do Ensino Médio. Consideramos como principal base teórica a Gênese Documental, na qual a criação de um documento ocorre a partir de uma coletânea de recursos por apropriação e modificação pelo professor. Assim, em um intervalo de dois meses, em uma escola pública da rede estadual da Bahia, ocorreu a observação do trabalho do professor, organizado em três fases: antes, durante e depois de sua aula; através delas, procuramos discutir o uso dos recursos propostos pelo professor de Matemática e professor articulador para o ensino de circunferência. As conclusões do trabalho indicam expectativas teórico-metodológicas para a implementação de estudos na área da formação continuada docente, na direção da investigação reflexiva, sobre o uso de recursos para a viabilização da prática docente.

Palavras-chave: Gênese Documental; Circunferência; Formação continuada docente.

Abstract

This article aims to present a study on the documentary work of a high school mathematics teacher and of an area coordinator teacher, in the process of elaborating and making a circumference class feasible, in a 3rd grade class in high school. We consider Documentary Genesis as the main theoretical basis, in which the creation of a document occurs from a collection of resources by appropriation and modification by the teacher. Thus, in an interval of two months, in a public school in the state network of Bahia, the work of the teacher was observed, organized in three phases: before, during and after his class; through them, we seek to discuss the use of resources proposed by the mathematics teacher and articulator teacher for teaching circumference. The conclusions of the work indicate theoretical and methodological expectations for the implementation of studies in the area of continuing teacher education, in the direction of reflective investigation, on the use of resources to make teaching practice feasible.

Keywords: Documentary Genesis; Circumference; Continuing teacher education

Downloads

Publicado

2020-06-15

Edição

Seção

Artigos