O DISCURSO E A PRÁTICA DOS CONSUMIDORES SOBRE CONSUMO ÉTICO

Autores

  • Dario de Oliveria Lima-Filho Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Wilson Ravelli Elizeu Maciel Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Danilo Moraes de Oliveira Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Intenção de compra, Comportamento do consumidor, Consumo ético

Resumo

Na tomada de decisão ética estão envolvidos diversos fatores, dentre os quais, cita-se as consequência das ações como um dos principais, o que explica o fato de que os consumidores, em geral, possuem a intenção de compra ética porque desejam tomar decisões cujas consequências repercutam de maneira positiva na sociedade. Contudo, há um contraste entre a intenção e o comportamento do consumidor. Desta forma, o objetivo deste artigo foi analisar as justificativas dos consumidores por não consumirem eticamente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa-descritiva junto a 130 consumidores de Campo Grande-MS, por meio de questionário estruturado aplicado em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Sendo utilizado de estatística descritiva e análise fatorial como ferramenta de análise dos dados, os resultados mostraram que as justificativas de racionalização econômica, de desenvolvimento real e de dependência institucional, apresentadas pela literatura como as justificativas para o não consumo ético, ficam justificadas, a partir da relação que estabelecem com outras variáveis influenciadoras na tomada de decisão do consumidor, sendo a justificativa de racionalização econômica a mais clara e evidente dentre as justificativas para o consumo não ético entre os consumidores pesquisados.

Biografia do Autor

Dario de Oliveria Lima-Filho, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração – FGV, Professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) nos programas de Graduação e Pós-graduação em Administração

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando do Programa de Mestrado Acadêmico de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Danilo Moraes de Oliveira, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando do Programa de Mestrado Acadêmico de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

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Publicado

2015-04-09