EMPREGO PÚBLICO EM TEMPOS DE CRISE - UM ESTUDO COM SERVIDORES DE CARREIRA NA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Autores

  • Daniele dos Santos Fontoura Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Rodilon Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Valmíria Carolina Piccinini Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

serviço público, emprego, mercado de trabalho

Resumo

Nos últimos 25 anos ocorreram importantes transformações no mercado de trabalho que refletiram, também, sobre o emprego no setor público. Uma das principais foi a Reforma Administrativa da década de 1990, quando várias áreas do serviço público aproximaram-se do sistema geral de emprego devido à privatização ou publicização de serviços. Apesar destas mudanças, observa-se, nestes últimos anos, um interesse crescente pelo emprego no setor público. Assim, este estudo teve como objetivo identificar e analisar as razões que levam profissionais de nível superior a ingressarem no serviço público federal e a optar pelo concurso para a Secretaria da Receita Federal do Brasil. O método utilizado foi o estudo de caso, e, como técnicas de pesquisa, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Para o grupo pesquisado, constatou-se que não é apenas um fator, mas sim um conjunto de fatores que levou a optar pela área pública, sendo destacado a estabilidade e a remuneração como os principais fatores. Além disso, constatou-se como motivação para a busca pelo emprego público, para maior parte dos entrevistados, o interesse individual, tendo por base as vantagens com o ingresso no setor.

Biografia do Autor

Rodilon Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Administração (UFRGS), Especialista em Gestão de Pessoas (PUC/RS) e Negociação Coletiva (UFRGS), Graduado em Administração (FAPA/RS).

Valmíria Carolina Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Estágio pós-doutoral na HEC Montreal, Doutora em Economia do Trabalho e da Produção - Université de Sciences Sociales de Grenoble II, Mestre em Sociologia pela UFRGS, Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2016-08-25