ANÁLISE DO PROCESSO DE DEMISSÃO DE PESSOAL SOB A PERCEPÇÃO DE GESTORES E REMANESCENTES

Autores

  • Jacinta Maria Grangeiro Carioca Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Joana D'Arc de Oliveira Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Lúcia de Fátima Rocha Bezerra Maia Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Processo de demissão, Gestores, Funcionários remanescentes, Estudo de caso.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de demissão de pessoal de uma organização sob a percepção de seus gestores e remanescentes. Para tanto, foi aplicada metodologia de estudo de caso em uma organização, com realização de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas junto a dois grupos de indivíduos: gestores e funcionários remanescentes. Em suma, os resultados apontaram para o fato de que as práticas de demissão constituem um referencial para a identificação de condutas éticas das organizações e influenciam as percepções de justiça organizacional. Desse modo, a preocupação das organizações com o processo de demissão carece de reflexão, formulação de políticas e sua inclusão no rol das práticas de gestão de pessoas, sustentadas pela ética e a justiça organizacional.

Biografia do Autor

Jacinta Maria Grangeiro Carioca, Centro Universitário Estácio do Ceará

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (2009). Professor do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza (2016). Professor adjunto da Faculdade de Economia, Administração, Atuárias, Contabilidade e Secretaria Executivo da Universidade Federal do Ceará.

Joana D'Arc de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1990). Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará. 

Lúcia de Fátima Rocha Bezerra Maia, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tutora da UFC-Virtual da Universidade Federal do Ceará, pesquisadora colaboradora da Universidade Estadual do Ceará, preceptora e professora da residência do Hospital Universitário Walter Cantídio e assistente social do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Downloads

Publicado

2017-09-10

Edição

Seção

Artigos