JORNADA DE TRABALHO FLEXÍVEL: UM ESTUDO POR MEIO DA ANÁLISE DE CLUSTER

Autores

  • Paula Lopez Mello Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Rodrigo Marques de Almeida Guerra Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Diego Luis Bertollo Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Maria Emília Camargo Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Palavras-chave:

Flexibilização. Banco de horas. Home Office. Cluster.

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar a formação de agrupamentos para as dimensões da jornada de trabalho flexível sob a ótica de estudantes universitários. Para tanto foi aplicado um questionário de escala de Likert de cinco pontos em uma amostra de 168 estudantes universitários de uma IES. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do software estatístico IBM® SPSS®, através da estatística descritiva e análise de cluster. Os principais resultados obtidos com o estudo foram os seguintes: o agrupamento de estudantes possivelmente em optantes e não optantes da jornada de trabalho flexível, a verificação de que os estudantes que realizam as cargas horarias mensais mais altas são os que mais concordam com a flexibilização da jornada, a identificação por gênero das diferentes opções de flexibilização e também que o setor de atividade industrial é que mais concorda com a jornada de trabalho flexível.

Biografia do Autor

Paula Lopez Mello, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduanda em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Campus Universitário de Farroupilha (CFAR)

Rodrigo Marques de Almeida Guerra, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Administração em Associação entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e PUCRS (2017), Mestrado em Engenharia de Produção pela UFPB (2005) e Graduado em Administração pela UFPB (2001). Professor do Curso de Administração da UCS.

Diego Luis Bertollo, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Cursando Doutorado em Administração pela UCS, Mestrado em Administração pela UCS, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Graduado em Ciências Contábeis pela UCS.

Maria Emília Camargo, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Professora e Coordenadora pela UCS do doutorado em Administração em associação entre a Universidade de Caxias do Sul e PUCRS, no período de junho de 2012 a julho de 2017. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul e Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2018-09-20