SACRALIDADE E PROFANIDADE NAS FESTAS DE CONGADA DA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO

Autores

  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2019v34i1p26-44

Palavras-chave:

Congada, Sagrado, Profano.

Resumo

É fato comumente aceito nos estudos de antropologia, história e sociologia da religião que as categorias do sagrado e do profano constituem-se como elementos centrais na compreensão acerca das modalidades de existência do homem no mundo (DURKHEIM, 1996; WEBER, 2000, 2001, 2006; BOURDIEU, 2005, 2007, 2008, 2010; TEIXEIRA, 2010; BERGER, 2004; ELIADE, 2002, 2008).  A relação de tais conceitos, especialmente no tocante a suas imbricações com as dimensões espacial e temporal, revela um amplo leque de possibilidades de investigação relacionados a complexidade da existência humana em sociedade.  Dentre os espaços potenciais de investigação das categorias sagrado/profano, destacamos, neste trabalho, aquele relacionado as festas de congada realizadas na região do Triângulo Mineiro.  Partindo de uma abordagem de natureza quantitativa, este trabalho teve, como objetivo, analisar as representações dos mesmos acerca da sacralidade da manifestação cultural, bem como caracterizar o perfil dos indivíduos que dela participam.  Em um segundo momento, de abordagem qualitativa, o objetivo foi compreender as representações sociais, religiosas, culturais e simbólicas da festa.

Biografia do Autor

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP/PONTAL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Sciences Humaines pela École des Sciences de la Gestion (ESQ) da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestre em Administração de Empresas (Área de Concentração: Organizações e Recursos Humanos) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG).

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA). Mestre em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA). Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) -  Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES)

Downloads

Publicado

2019-11-24