O PROCESSO DE CONCESSÃO DE CRÉDITO: UMA ANÁLISE NUMA EMPRESA DE CALÇADOS INFANTIS

Vanessa Piovesan Rossato, Nelson Guilherme Machado Pinto

Resumo


Em razão de mudanças no cenário econômico, muitas empresas optaram por moldar sua estrutura organizacional para manterem-se competitivas no mercado. Uma dessas mudanças refere-se à concessão de crédito aos clientes, como forma de oportunizar alavancagem nas vendas e consequentemente possibilitar mais formas de pagamento aos clientes. Assim, o objetivo do trabalho fundamenta-se em analisar questões relacionadas ao crédito para uma empresa de calçados infantis localizada no noroeste do Rio Grande do Sul. Destaca-se que para a consecução do trabalho, foram utilizados 30 questionários válidos e as respostas foram analisadas por meio de métodos estatísticos como, os testes de U de Mann-Whitney e o de Kruskal-Wallis a fim de verificar diferenças de comportamento das relações de endividamento com as questões sociodemográficas. Entre os resultados, identificou-se que as mulheres são mais predispostas ao endividamento e que mesmo que a empresa começasse a inserir o crédito próprio nas formas de pagamentos, os clientes não comprariam em maior quantidade. Sobre as diferenças de mediana, identificou-se que há distintos comportamentos entre as questões de propensão ao endividamento com as questões de perfil. Elaborou-se um plano de ação, afim de auxiliar a empresa na minimização com os riscos de inadimplência.


Palavras-chave


Crédito; Valores a receber; Endividamento

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DOI: https://doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i4p37-56

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