Ética e Consciência Ecológica do Consumidor: Análise Demográfica e Proposição de um Modelo Teórico

MATHEUS LEMOS DE ANDRADE, ANA CLÁUDIA MARQUES, ELISSANDRO SENA, GEISA AMANDA SOARES, HEYDE HAIALA SANTOS MARQUES, KAREN ISABELA REIS CORDEIRO

Resumo


A ética no consumo e a noção de Consciência Ecológica do Consumidor estabelecem que, além das preocupações egocêntricas de natureza individual, as decisões de consumo também podem abarcar elementos de natureza coletiva, tal como a preocupação com o meio ambiente. O presente estudo objetivou verificar como se dá a relação entre a Ética do Consumidor e sua Consciência Ecológica e identificar os segmentos com maior propensão ao consumo ético e ao desenvolvimento de uma consciência ecológica. Para tal foi realizada uma pesquisa quantitativa-descritiva, com amostra de 265 elementos residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A análise de dados envolveu testes paramétricos e não paramétricos, além da modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a Ética do Consumidor influencia significativa e positivamente a Consciência Ecológica do Consumidor. Além disto, verifica-se que quanto maior a idade e a escolaridade do consumidor, maior é o nível de preocupação ética e ambiental com suas atividades de consumo.

Palavras-chave


Ética do Consumidor; Consciência Ecológica; Sustentabilidade; Consumo Sustentável

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DOI: https://doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i4p57-76

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