Cena burlesca: O uso do humor nas imagens dos candidatos nas eleições de 1989, 2002, 2006

Cristina Maranhão, Silvana Gobbi Martinho

Resumo


Existem certos enunciados simbólicos nas eleições no qual políticos buscam preencher a fim de construir o melhor candidato possível para vencer a disputa eleitoral. As imagens publicadas na mídia tentam preencher tais enunciados, utilizando fotos com criança, lideranças políticas entre outras. São veiculadas imagens que não descaracterizem o candidato, porém dependeram da disputa política que se desenha. O trabalho procura analisar as imagens publicadas nas revistas Veja e IstoÉ das campanhas presidências de 1989, 2002 e 2006 que estabeleçam interações entre o humor e as imagens dos principais candidatos. A exposição de situações humorísticas dos candidatos tem como objetivo dessacralizar o poder. Assim, constatamos que as características de um humor ridicularizador irá contrabalancear os aspectos conflitivos e polêmicos da intenção da imagem.

Palavras-chave


imagens fotográficas; mídia impressa; campanhas presidenciais; humor

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Ponto-e-Vírgula está indexada em:

     

  

ISSN 1982-4807

A revista Ponto-e-Vírgula e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/pontoevirgula. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/pontoevirgula.