Sobre as possibilidades de uma audição dialética

Giovanni Cirino

Resumo


A idéia que norteia este trabalho diz respeito à relação entre os instrumentos, os sons e aquele que os executa, tomando como referência especificidades de uma audição contemporânea. Entender a noção de pessoa desenvolvida por Mauss e a de experiência (erfahrung) desenvolvida por Walter Benjamin nos leva a pensar as tensões emergentes em “sons dialéticos”. Tomando como tônica a noção de “personagens sonoros” – entendida a partir da própria atuação do músico no momento em que toca em conjunto – pretende-se abordar a “experiência musical” na qual se dá o “fazer musical”.

Palavras-chave


personagem sonoro, experiência musical, fazer musical, liminóide

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Ponto-e-Vírgula está indexada em:

     

  

ISSN 1982-4807

A revista Ponto-e-Vírgula e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/pontoevirgula. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/pontoevirgula.