Sobre as possibilidades de uma audição dialética
Resumo
A idéia que norteia este trabalho diz respeito à relação entre os instrumentos, os sons e aquele que os executa, tomando como referência especificidades de uma audição contemporânea. Entender a noção de pessoa desenvolvida por Mauss e a de experiência (erfahrung) desenvolvida por Walter Benjamin nos leva a pensar as tensões emergentes em “sons dialéticos”. Tomando como tônica a noção de “personagens sonoros” – entendida a partir da própria atuação do músico no momento em que toca em conjunto – pretende-se abordar a “experiência musical” na qual se dá o “fazer musical”.
Palavras-chave
personagem sonoro, experiência musical, fazer musical, liminóide
Texto completo:
PDFMétricas do artigo
Carregando Métricas ...
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Ponto-e-Vírgula está indexada em:
ISSN 1982-4807
A revista Ponto-e-Vírgula e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/pontoevirgula. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/pontoevirgula.