Juventudes e desigualdades: um estudo sobre trabalho e escolaridade nas metrópoles brasileiras

Vitor Matheus Oliveira de Menezes

Resumo


Este artigo analisa o acesso à escolaridade e trabalho pela juventude nas metrópoles brasileiras, a partir dos dados da plataforma do Altas de Desenvolvimento Humano no Brasil, realizado em parceria pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fundação João Pinheiro (FJP). Esta abordagem é dividida em dois tópicos: O primeiro analisa os dados referentes às 15 maiores metrópoles brasileiras, em comparação aos indicadores nacionais; e o segundo problematiza a desigualdade socioespacial no interior de Salvador, uma das metrópoles em destaque. Dessa forma, são tratados os dados referentes à educação e trabalho para os jovens dos grandes centros urbanos, evidenciando marcadas disparidades regionais, além de apontar para as distintas possibilidades de ser jovem no interior de uma metrópole, relacionando tais elementos a uma contextualização relativa ao continente latino-americano.

Palavras-chave


Juventude; Desigualdades Sociais; Mercado de Trabalho; Escolaridade

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