O ensino híbrido: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas

Autores

  • Emílio Bertholdo Neto

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p59-72

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Geração Y, Desenvolvimento Docente, Cibercultura

Resumo

As universidades têm encontrado um novo perfil de aluno ocupando suas cadeiras, definido como membros da Geração Y. Esta geração é constituída, de acordo com alguns autores, por indivíduos nascidos aproximadamente entre os anos de 1980 e 2000 e possuem perfil mais questionador, com rápido acesso à informação devido aos grandes avanços tecnológicos e relacionamentos pautados no ambiente virtual. Considerando tais fatores, as metodologias tradicionais de ensino-aprendizagem demonstram-se pouco efetivas para ensinar os membros dessa geração em comparação com os membros de gerações passadas. Este estudo visa entender algumas questões acerca da metodologia de ensino híbrido, conhecida também como blended learning. Tal metodologia é caracterizada pela união entre ensino presencial, por meio de projetos e resolução de problemas, e estudo on-line, alterando a dinâmica professor-aluno, onde o professor assume o papel de mediador do conhecimento, e não o de portador, como é caracterizado no ensino tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emílio Bertholdo Neto

é arquiteto, urbanista e especialista em metodologia e práticas educacionais e mestrando no PPG em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua pesquisa faz conexões entre as áreas de urbanismo, gestão urbana e territorial, ferramentas inovadoras de gestão, tecnologias aplicadas a cidades e inteligência territorial. Tem experiência com projetos na área de arquitetura, projetos urbanos e docência, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, análise de projetos, tecnologia.

Downloads

Publicado

2018-02-18

Como Citar

Bertholdo Neto, E. (2018). O ensino híbrido: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas. Ponto-E-Vírgula, (22), 59–72. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p59-72

Edição

Seção

Artigos