Imperialismo Cultural e Direitos Humanos: uma análise crítica

Autores

  • Juliana Pinto Lemos da Silva IESP-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2018i23p27-43

Palavras-chave:

direitos humanos, universalismo, multiculturalismo

Resumo

O conceito de direitos humanos difundido atualmente em nível multilateral ganhou força após o fim da Segunda Guerra Mundial, mas os conceitos-chaves desse regime estão fundamentados nas declarações resultantes das revoluções liberais do século XVIII. No entanto, esses documentos também deram origem a uma série de críticas aos seus conceitos centrais, que hoje baseiam os argumentos que impulsionam as acusações de imperialismo cultural no regime multilateral de direitos humanos. Assim, este trabalho busca fazer uma introdução a algumas das críticas históricas e tradicionais ao conceito de direitos humanos para investigar as bases das acusações sobre imperialismo cultural difundidas atualmente. A hipótese é a de que as críticas tradicionais à visão universalista sustentam a percepção de que essa abordagem não leva em conta que os direitos humanos podem ser uma retórica usada pelas potências ocidentais para impor seus valores a outras civilizações como forma de manutenção do seu poder e influência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Pinto Lemos da Silva, IESP-UERJ

Mestranda em ciência política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Pesquisadora nos grupos Neaape (IESP-UERJ), Labmundo (IESP-UERJ), Grisul (CCJP-UNIRIO) e Lemep (IESP-UERJ). Pesquisadora na plataforma Latitude Sul.

Downloads

Publicado

2018-08-21

Como Citar

da Silva, J. P. L. (2018). Imperialismo Cultural e Direitos Humanos: uma análise crítica. Ponto-E-Vírgula, (23), 27–43. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2018i23p27-43

Edição

Seção

Artigos