Outubro no seio do movimento negro nos EUA: da revolução à política de concessões

Weber Lopes Góes

Resumo


Neste artigo, examinamos as determinações em que emergiram os movimentos de natureza socialista nos Estados Unidos da América a partir da Revolução de Outubro de 1917. Apresentamos, a grosso modo, as formas de organização e perspectivas dos movimentos sociais, sindicatos e partidos, a saber: a luta contra o racismo, a discriminação racial e a tentativa de superação da ordem do capital. Por fim, apresentamos as estratégias elaboradas pelas classes dominantes norte-americanas para debelar os movimentos sociais naquele país.

Palavras-chave


Movimento negro; Luta contra o racismo; Revolução de outubro

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i21p80-95

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Ponto-e-Vírgula está indexada em:

     

  

ISSN 1982-4807

A revista Ponto-e-Vírgula e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/pontoevirgula. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/pontoevirgula.