Sequestro internacional de crianças: uma análise da Convenção de Haia de 1980

Autores

  • Taís Vasconcelos Cidrão Unichristus
  • Antônio Walber Muniz UNIFOR
  • Sérgio Adriano Ribeiro Sobreira UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2018i23p44-59

Palavras-chave:

Sequestro Internacional de Crianças, Repatriamento, Cumprimento da Decisão Judicial

Resumo

Atualmente, uma das consequências do processo de “globalização”, além da intensificação das relações comerciais entre empresas e Estados, é que se tem formado, cada vez mais, famílias bi ou multinacionais. Nesses casos, a família normalmente fixa residência no país de um dos cônjuges. Todavia, após o divórcio, um dos cônjuges toma a decisão unilateralmente de voltar a residir no seu país de origem, levando consigo os filhos resultantes do casamento, ainda que menores, sem a autorização do outro genitor e nem sequer do Poder Judiciário competente. Nestas situações, e em outras nas quais a(s) criança(s) é (são) subtraída(s) do seu “habitat” natural por um dos genitores sem a devida autorização do outro genitor e nem o seu suprimento judicial, aplica-se a Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças com o objetivo precípuo de repatriar e reinserir a criança no seu meio original, restabelecendo-se o status quo. Todavia, há alguns aspectos e exceções previstas na referida Convenção que têm sido alvo de discussões nos Tribunais e no meio acadêmico. O que se pretende com o referido estudo é, através de um estudo bibliográfico e documental (principalmente através de análise legislativa) examinar os pormenores dessa problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Taís Vasconcelos Cidrão, Unichristus

Graduada em Direito pela UNIFOR Aluna da especialização em Direito e Processo Constitucionais pela UNIFOR. Mestranda em Direito, Acesso à Justiça e ao Desenvolvimento pela Unichristus. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Internacionais da Unifor. Advogada. E-mail: <taisvcidrao@hotmail.com>.

Antônio Walber Muniz, UNIFOR

Professor adjunto do Curso de Direito da UNIFOR. Pós-doutorando em Relações Internacionais pela UnB. Doutor em Integração da América Latina pela USP. Pesquisador do Núcleo de Estudos Internacionais e do REPJAL da UNIFOR. E-mail: <walber@unifor.br>.

Sérgio Adriano Ribeiro Sobreira, UNIFOR

Graduado em Direito pela UNIFOR. Especialista em Direito do Consumidor pela UNIFOR. Especialista em Direito Internacional pela UNIFOR. Advogado.

Downloads

Publicado

2018-08-21

Como Citar

Cidrão, T. V., Muniz, A. W., & Sobreira, S. A. R. (2018). Sequestro internacional de crianças: uma análise da Convenção de Haia de 1980. Ponto-E-Vírgula, (23), 44–59. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2018i23p44-59

Edição

Seção

Artigos