Ensino e aprendizado na universidade: a percepção de estudantes em uma perspectiva fenomenológica

Autores

  • Fabiola Freire Saraiva de Melo PUCSP
  • Bruno Miguel Carriço dos Reis Universidade Autónoma de Lisboa (UAL-Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2018i23p60-97

Palavras-chave:

Ensino universitário, metodologias de ensino e aprendizado, percepção do aluno, expectativas de jovens, psicologia fenomenológica

Resumo

O crescimento do acesso ao ensino superior trouxe novas e importantes questões com as quais a universidade não estava preparada para lidar. A insatisfação manifestada por docentes e estudantes no âmbito universitário nos chama a olhar para a crise que se acentua. Para compreender tal questão, precisamos refletir sobre os diversos e diferentes elementos que constituem a sua problematização, destacando aqui os aspectos políticos, sociais, econômicos, mas, principalmente, os pedagógicos e psicológicos que podem nos ajudar a compreender tal problemática. Para tal, nos propusemos a perguntar aos alunos e alunas de uma universidade particular sobre essa experiência. Procuramos analisar a percepção destes acerca da instituição universitária (recursos e condições de funcionamento), das práticas pedagógicas (métodos de docência e relação com os docentes) e das suas expectativas pessoais e profissionais enquanto graduados. A investigação foi feita na perspectiva fenomenológica, que busca uma aproximação da experiência vivida e procura que a experiência se revele para conhecê-la. Assim, foram entrevistados oito estudantes de uma universidade particular, em dois grupos com quatro estudantes, com o intuito de conhecer suas percepções. A partir de seus relatos, identificamos três unidades de sentido que configuram existencialmente o fenômeno estudado: 1) “relação do aluno(a) com a universidade”; 2) “relação do aluno(a) com professores” e 3) “relação do aluno(a) com o aprendizado”. A relação do aluno com a universidade foi trazida pelos entrevistados(as) como uma relação muito importante, porém marcada por frustrações. Revelaram muita insatisfação com a estrutura da universidade, com as metodologias dos professores, com as exigências feitas por esses e com o sistema de avaliações a que estão submetidos. Um dos aspectos evidentes é a relação mercadológica com o ensino e o “novo” perfil de aluno que tem ingressado no ensino superior. A percepção dos estudantes acerca da universidade e seu processo de aprendizado toca em questões nevrálgicas da crise universitária e revela de modo explícito a necessidade de uma nova cultura universitária, atrelada ao contexto social de rápidas transformações e indeterminações a que os estudantes estão submetidos e com os quais não sabem lidar. Atrela-se a isso a necessidade de mudança no paradigma educacional de ensino dos docentes para que favoreçam uma aprendizagem dinâmica, significativa, e que possibilite a construção de projetos de futuro. Discutir sobre o sentido da universidade e refletir sobre o trabalho que enquanto docentes realizamos, constitui um processo imprescindível para melhorar o nível de conhecimento sobre nosso modo de ensinar, e o que ensinar, para que a universidade possa rever seu papel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiola Freire Saraiva de Melo, PUCSP

Fabíola Freire Saraiva de Melo é psicóloga, mestre e doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós doutora em comunicação pela Universidade Autônoma de Lisboa. Professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no curso de psicologia e pesquisadora do grupo “Fenomenologia, Psicologia e pensamento decolonial: ações clínica, educacionais e institucionais no contexto latinoamericano”.

e-mail: ffmelo@pucsp.br

Bruno Miguel Carriço dos Reis, Universidade Autónoma de Lisboa (UAL-Portugal)

Bruno Miguel Carriço dos Reis é doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Ciências da Comunicação pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid (URJC-Espanha). Professor auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL-Portugal) e professor convidado na Universidad Autónoma de Querétaro (UAQ-México). É membro do Núcleo de Estudos em Arte, Media e Política (NEAMP/PUC-SP) e Co-coordenador do Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Mediáticas (NIP@COM/UAL).

e-mail: breis@autonoma.pt

Downloads

Publicado

2018-08-21

Como Citar

Saraiva de Melo, F. F., & Reis, B. M. C. dos. (2018). Ensino e aprendizado na universidade: a percepção de estudantes em uma perspectiva fenomenológica. Ponto-E-Vírgula, (23), 60–97. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2018i23p60-97

Edição

Seção

Artigos