Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Editada a partir de 1995, a Revista Psicologia da Educação é uma produção do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Até o número 25 foi impressa, com ISSN 1414-6975, tendo passado a eletrônica a partir do número 26, com ISSN 2175-3520.

É uma produção semestral de estudos e pesquisas voltados para o que representa uma subárea que se propõe como a relação entre duas: a Psicologia e a Educação, ambas a um tempo prática e área de conhecimento das áreas de Psicologia e Educação. É dirigida a educadores, psicólogos e pesquisadores, bem como a alunos de Graduação e Pós-Graduação, com o fim de subsidiar a reflexão teórica e a prática educativa.

Tem por objetivo veicular produção científica sobre questões, sejam conceituais sejam derivadas das práticas educativas, focalizadas a partir da interface entre Psicologia e Educação. São publicados textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, que se embasem nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no tratamento de fenômenos afetos ao campo educacional. Também são publicadas, na secção compartilhando, traduções de artigos internacionais, resenhas de livros nacionais e internacionais, de teses e dissertações, republicações de documentos de valor histórico, bem como relatos de experiência, entrevistas e textos didáticos, com vistas a subsidiar a atuação de profissionais das áreas da Educação e Psicologia.

Publica textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, que se embasem nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no tratamento de fenômenos afetos ao campo educacional. Também são publicadas, na secção compartilhando, traduções de artigos internacionais, resenhas de livros nacionais e internacionais, de teses e dissertações, republicações de documentos de valor histórico, bem como relatos de experiência, entrevistas e textos didáticos, com vistas a subsidiar a atuação de profissionais das áreas da Educação e Psicologia.

Os textos podem ser publicados em português, bem como na língua original, no caso de autores estrangeiros. Os resumos, no entanto, são publicados em três línguas: português, espanhol e inglês.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Compartilhando

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

IN MEMORIAM

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ampliando

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos, para serem publicados, passam pela avaliação de dois consultores, que realizam seus pareceres. Em caso de pareceres conflitantes, o texto é encaminhado para um terceiro avaliador. Cabe ao Conselho Editorial dar a definição final.

A avaliação deverá considerar:

- adequação do texto ao foco e ao escopo do periódico;
- relevância acadêmica e social;
- rigor e consistência teórica e metodológica;
- correção, clareza e articulação textual;
- adequação do texto às normas técnicas da APA.

Os avaliadores poderão aceitar sem modificação, aceitar condicionando a modificações ou rejeitar o texto original.

Os conteúdos dos artigos selecionados, bem como o atendimento aos requisitos éticos necessários, são de responsabilidade exclusiva dos autores, podendo não representar o posicionamento do Conselho Editorial.

Os autores que submetem seus artigos à avaliação se comprometem tanto a atender os requisitos éticos, pois são responsáveis pela produção, quanto a aguardar o parecer final antes de encaminhar o texto à submissão de outro periódico.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...