Programa informatizado para capacitar professores em habilidades sociais: contribuições para a inclusão

Autores

  • Silvia Aparecida Fornazari Universidade Estadual de Londrina
  • Nádia Kienen Universidade Estadual de Londrina
  • Edmárcia Manfredin Vila Universidade Estadual de Londrina
  • Franciane de Oliveira Nantes Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Rodrigues Proença Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

professores, software, habilidades sociais, inclusão

Resumo

Tendo em vista que crianças com necessidades educacionais especiais necessitam de atenção diferenciada quanto aos métodos utilizados nas instituições de ensino, o objetivo do presente trabalho foi capacitar professores para a inclusão, especificamente ensinando-lhes classes de habilidades sociais por meio de um programa informatizado. O ensino dessas habilidades facilita o envolvimento e a qualidade das relações interpessoais na escola, possibilitando um ambiente educacional que tenha maior probabilidade de sucesso. Tal capacitação foi realizada com quatro professoras de uma escola municipal, das quais duas atuavam em sala de aula regular com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos e duas atuavam em sala de aula de educação especial. Foram aplicados o Software “ENSINO” e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del Prette, 2001). Esse último foi aplicado antes e após o software. Pelos dados obtidos concluiu-se que as participantes aumentaram sua pontuação no IHS após a capacitação. Com isso, espera-se que elas possam atuar em sala de aula de modo mais habilidoso socialmente com os respectivos alunos, colaborando, assim, para o processo de inclusão.

Downloads

Edição

Seção

Artigos