A presença docente do professor-tutor online como suporte à autonomia do estudante

Autores

  • Geane de Jesus Silva Universidade de Brasília
  • Diva Albuquerque Maciel Universidade de Brasília

Palavras-chave:

AVA, autonomia, professor-tutor, Psicologia Cultural

Resumo

O objetivo deste estudo teórico é contribuir para a compreensão de aspectos que sustentem e fortaleçam práticas pedagógicas que priorizem a autonomia do estudante em contextos online de aprendizagem, a partir da presença docente do professor-tutor online. À luz dos pressupostos epistemológicos da Psicologia Cultural, especificamente da Abordagem Sociocultural Construtivista, são apresentadas reflexões sobre os conceitos de: autonomia, autonomia do estudante online, presença docente e ensino-aprendizagem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Espera-se, com tal construção, colaborar com práticas docentes na Educação a Distância (EaD) que percebam a importância do papel do professor-tutor online na coconstrução de aprendizagem no AVA e suporte à autonomia do estudante.

Downloads

Edição

Seção

Artigos