Atuação do psicólogo na educação: análise de publicações científicas brasileiras

Marilene Proença Rebello de Souza, Christiane Jacqueline Magaly Ramos, Cárita Portilho de Lima, Deborah Rosaria Barbosa, Vânia Aparecida Calado, Kátia Yamamoto

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar a produção científica da área de Psicologia Escolar e Educacional brasileira referente à atuação de psicólogos no âmbito da Educação, considerando-se o movimento de crítica vigente na área. Para tanto, analisamos a produção de 2000 a 2007, publicada em livros e coletâneas. Encontramos nesse período 36 obras sobre o tema, sendo seis livros e 30 coletâneas em que relacionamos para estudos 131 capítulos. A maior parte das publicações refere-se a propostas de intervenção em que destacam a importância de compreender como se dão as relações em que a queixa escolar é produzida; entender a escola como o principal agente de inserção social; articular a história familiar com a história escolar; incluir os professores no processo de intervenção; pesquisar o contexto em que se produzem e manifestem os conflitos individuais, dentre outros. De maneira geral, os trabalhos apresentam propostas de atuação de psicólogos na Educação Básica em uma dimensão ético-política.

Palavras-chave


Psicologia Escolar e Educacional; Educação básica; intervenção psicológica

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