Significados construídos por adolescentes acerca do processo de escolarização

Ramon Cerqueira Gomes, Andrea Sandoval Padovani, Maria Virgínia Machado Dazzani, Marilena Ristum

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo compreender quais os significados acerca do processo de escolarização, construídos por dois adolescentes de uma instituição federal de ensino profissionalizante do interior da Bahia. Este estudo teve como fundamento a Psicologia histórico-cultural, utilizando como fios condutores os conceitos de adolescência e educação. Foi utilizada a técnica da entrevista narrativa, na qual se solicitou que os dois participantes relatassem as memórias relacionadas à trajetória escolar desde quando entraram na educação infantil até o momento presente. A análise dos dados transcorreu a partir da construção de áreas temáticas e categorias pautadas no discurso dos participantes e com vistas a atender aos objetivos desta pesquisa. Os resultados indicaram que os significados do processo de escolarização estão relacionados a: I) significados construídos acerca da escolarização como promotora da socialização e da concepção de si, e II) significados construídos acerca das relações estabelecidas nesses espaços. A construção da identidade e da socialização e a relevância das relações interpessoais no contexto escolar, tanto com professores, quanto com pares, apareceram em momentos da trajetória escolar, ora como protetoras, ora como fatores de risco para a trajetória acadêmica. A compreensão dos significados construídos por estes adolescentes acerca do processo de escolarização contribui para a identificação dos aspectos da experiência escolar que são relevantes para a trajetória

Palavras-chave


adolescentes; processo de escolarização; significados; narrativas

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.