Sentidos da leitura e escrita para professoras alfabetizadoras: implicações nas práticas educativas

Autores

  • Wallisten Passos Garcia
  • Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

psicologia da educação, formação de professores, linguagem, alfabetização, Bakhtin

Resumo

As discussões sobre as práticas formativas de leitura/escrita configuram-se como uma questão primordial na educação brasileira. Concebendo-as como práticas sociais e discursivas, o objetivo deste artigo é analisar os sentidos da leitura e escrita para professoras alfabetizadoras e os efeitos em sua prática com os alunos a partir de uma análise discursiva de textos produzidos durante um processo de formação continuada com 18 professoras de uma escola pública de Piraquara-PR. Os resultados evidenciam diferentes sentidos atribuídos à leitura/escrita, que se modificaram durante o processo de formação. A partir disso, discute-se a importância do incentivo e da promoção de uma experiência profunda e significativa com as diferentes dimensões da leitura e escrita no campo das práticas formativas.

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