O apoio das figuras significativas na superação do bullying no contexto escolar

Autores

  • Marília Justino Ramos Galdino Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do ProJovem Urbano de Olinda
  • Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

Palavras-chave:

bullying, resiliência, figuras significativas

Resumo

Este estudo, recorte de uma dissertação de mestrado, teve por objetivo compreender se o apoio da figura significativa favorece o desenvolvimento de capacidade de resiliência nos alunos vítimas de bullying, no contexto escolar. Participaram 224 alunos, de onze turmas do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), em duas escolas públicas estaduais de Recife e Olinda/PE. Foram abordados os resultados de extratos de relatos coletados a partir de um Questionário sobre Experiências Escolares (QEE), e a análise foi realizada segundo a técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática. Os resultados, em geral, demonstraram que o apoio fornecido pelas figuras significativas aos alunos vítimas de bullying os ajuda a promover resiliência de modo a possibilitar o desenvolvimento de estratégias cognitivas para lidarem com esse tipo de violência no contexto escolar.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Edição

Seção

Artigos