O apoio das figuras significativas na superação do bullying no contexto escolar

Marília Justino Ramos Galdino, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

Resumo


Este estudo, recorte de uma dissertação de mestrado, teve por objetivo compreender se o apoio da figura significativa favorece o desenvolvimento de capacidade de resiliência nos alunos vítimas de bullying, no contexto escolar. Participaram 224 alunos, de onze turmas do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), em duas escolas públicas estaduais de Recife e Olinda/PE. Foram abordados os resultados de extratos de relatos coletados a partir de um Questionário sobre Experiências Escolares (QEE), e a análise foi realizada segundo a técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática. Os resultados, em geral, demonstraram que o apoio fornecido pelas figuras significativas aos alunos vítimas de bullying os ajuda a promover resiliência de modo a possibilitar o desenvolvimento de estratégias cognitivas para lidarem com esse tipo de violência no contexto escolar.

Palavras-chave


bullying; resiliência; figuras significativas

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.