Cartas reflexivas: um recurso de intervenção em psicologia educacional

Autores

  • Paula Cristina Medeiros Rezende Universidade Federal de Uberlândia
  • Laena Guilherme Oliveira Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Layla Raquel Silva Gomes Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

construcionismo social, cartas reflexivas, educação infantil

Resumo

A partir das contribuições do Construcionismo Social, especialmente das produções referentes à terapia narrativa, este trabalho relata uma experiência de atuação em Psicologia Educacional, dando visibilidade ao uso de um recurso de intervenção no contexto da educação infantil, que foi denominado "cartas reflexivas". A prática, que se deu por meio de um estágio supervisionado, foi realizada em uma escola de aplicação, envolvendo duas salas de educação infantil, durante aproximadamente um ano. A imersão no cotidiano escolar, acompanhando semanalmente as atividades realizadas, alimentou e sustentou a produção de diálogos que, por meio das cartas reflexivas, tratavam de co-construir uma nova narrativa que convidasse a diferentes ações e reflexões sobre o coditiano educacional, contribuindo para a ressignificação da infância e dos processos de desenvolvimento e aprendizagem.

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Publicado

2013-07-01

Edição

Seção

Artigos