Apresentações na ANPED que fazem referência a Henri Wallon estudo exploratório

Laurinda Ramalho de Almeida, Andrea Jamil Paiva Mollica, Ana Lúcia Pereira, Ana Lúcia de Sant'Ana Ferrari Vieira, Claudineide Lima Irmã Santos, Elisa Alves de Almeida, Kátia Martinho Rabelo

Resumo


Neste artigo apresenta-se, a partir de um levantamento de cunho documental, de que forma a teoria de Henri Wallon e/ou seus estudos têm sido apresentados nas reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no período de 2000 a 2012. O propósito deste trabalho é contribuir com os estudiosos da Psicologia e da Educação, especialmente aqueles dedicados à psicogenética walloniana. A partir do levantamento junto aos 5424 trabalhos nos grupos de trabalho (GT) da ANPED do referido período, realizou-se a busca daqueles que continham a teoria walloniana por meio dos indicadores Wallon, psicogenética e afetividade. Foram identificados 75 trabalhos, dos quais 32 estudos continham Wallon como autor principal e 43 outros em que o autor era citado para complementar ideias de outros estudiosos. O GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos - e o GT20 - Psicologia da Educação - foram os grupos de trabalho cujos textos mais fizeram referência a Wallon. Em outros grupos de trabalho, ainda que de maneira menos expressiva, observou-se o surgimento de um olhar voltado à psicogenética walloniana. O presente levantamento permitiu verificar que a teoria de Wallon, que entende o ser humano de forma completa e integrada, pode transitar por diferentes pesquisas e estudos cuja proposta seja a compreensão do desenvolvimento humano.

Palavras-chave


Wallon; psicogenética walloniana; estudo exploratório

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