ARQUEOLOGIA DOS SIGNIFICADOS SOCIAIS ATRIBUÍDOS AO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA

Cristiane de Sousa Moura Teixeira, Maria Vilani Cosme de Carvalho

Resumo


Atualmente a coordenação pedagógica é um trabalho que tem como especificidade a articulação dos processosde formação contínua de professores no âmbito da escola. Entende-se que esse é um movimento históricosocialde constituição da profissão e de como esta é significada socialmente. Diante dessa realidade, o objetivodeste artigo é discutir a gênese e o desenvolvimento deste significado produzido socialmente. Ressalta-se quepara se compreender esse movimento é necessário retornar à história de como esse profissional deixou de serinspetor e se tornou coordenador pedagógico. Foram identificados três momentos do movimento histórico-socialdessa profissão, a saber: da ação de velar os mais jovens à coordenação das diretrizes e normas determinadaspelo órgão administrador da escola; da coordenação das diretrizes e normas determinadas pelo órgão centralà fiscalização do trabalho do professor; e, por fim, da fiscalização do trabalho do professor à articulação dosprocessos de formação contínua na escola. As ideias aqui desenvolvidas conduzem para a compreensão deque o atual significado para esta profissão resulta de múltiplas determinações, entre as quais destaca-se:a realidade histórica-social e cultural em que a profissão surge e se desenvolve; as demandas inerentes aocontexto de escolarização; as reformas educacionais; as condições objetivas e subjetivas em que o trabalho docoordenador pedagógico acontece.

Palavras-chave


coordenador pedagógico; formação contínua; significado e sentido

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