ARQUEOLOGIA DOS SIGNIFICADOS SOCIAIS ATRIBUÍDOS AO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA

Autores

  • Cristiane de Sousa Moura Teixeira Centro de Ciências da Educação, Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Piauí
  • Maria Vilani Cosme de Carvalho Centro de Ciências da Educação, Departamento de Fundamentos da Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

coordenador pedagógico, formação contínua, significado e sentido

Resumo

Atualmente a coordenação pedagógica é um trabalho que tem como especificidade a articulação dos processosde formação contínua de professores no âmbito da escola. Entende-se que esse é um movimento históricosocialde constituição da profissão e de como esta é significada socialmente. Diante dessa realidade, o objetivodeste artigo é discutir a gênese e o desenvolvimento deste significado produzido socialmente. Ressalta-se quepara se compreender esse movimento é necessário retornar à história de como esse profissional deixou de serinspetor e se tornou coordenador pedagógico. Foram identificados três momentos do movimento histórico-socialdessa profissão, a saber: da ação de velar os mais jovens à coordenação das diretrizes e normas determinadaspelo órgão administrador da escola; da coordenação das diretrizes e normas determinadas pelo órgão centralà fiscalização do trabalho do professor; e, por fim, da fiscalização do trabalho do professor à articulação dosprocessos de formação contínua na escola. As ideias aqui desenvolvidas conduzem para a compreensão deque o atual significado para esta profissão resulta de múltiplas determinações, entre as quais destaca-se:a realidade histórica-social e cultural em que a profissão surge e se desenvolve; as demandas inerentes aocontexto de escolarização; as reformas educacionais; as condições objetivas e subjetivas em que o trabalho docoordenador pedagógico acontece.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Edição

Seção

Artigos