Capacitação de professores em análise do comportamento por meio de programa educativo informatizado

Silvia Aparecida Fornazari, Nádia Kienen, Denyane Saegusa Tadayozzi, Géssica Denora Ribeiro, Patrícia Belgamo Rossetto

Resumo


Tendo em vista que crianças com necessidades educacionais especiais necessitam atenção diferenciada quanto aos métodos utilizados nas instituições de ensino, o objetivo do presente trabalho foi capacitar professores em intervenção comportamental, contribuindo assim para o processo de inclusão. Essa capacitação consistiu em ensinar princípios da análise do comportamento, análise funcional e o procedimento de reforço diferencial de comportamentos alternativos (DRA), por meio de um programa informatizado de ensino. Participaram do processo quatro professoras de uma escola municipal. Com os dados obtidos, observou-se que as professoras aprenderam, de modo geral, princípios da análise do comportamento, análise funcional e DRA, colocando-se propensas à utilização dos procedimentos em sala de aula.

Palavras-chave


capacitação informatizada de professores; análise do comportamento; DRA

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.